Os Cortelhos e a Tosquia

Foi no Neolítico, ou Período da Pedra Polida, que segundo consta se iniciou a prática do pastoreio, pensa-se mesmo que está directamente ligado á alteração de hábitos e costumes, iniciando-se o sedentarismo e a agricultura.

Técnica ancestral, conseguiu chegar aos dias de hoje, embora em vias de extinção e com dificuldades diferentes pois naquele período muito provavelmente estaríamos a falar do início da domesticação dos animais, com a evolução do seu código genético, serão hoje mais fáceis de domar, ou não.

Ao longo da história foram muitos os pastores que ficaram célebres uns por motivos melhores que outros, certamente não estamos a falar dos que acompanham o gado, estimando-o e aproveitando muitas vezes para contemplar a natureza enquanto as suas cabeças se alimentam das verduras ou bebem dos riachos com águas frescas como as neblinas matinais que dão uma cor rosada aos do ofício.

Criaturas que passam os dias suportando as intempéries que lhes marcam não só o físico mas também a alma, com rugas vincadas onde o contraste entre a aliteracia e a compreensão da natureza são notórias, aspecto robusto mas ao mesmo tempo ingénuo, para quem as leis que contam são as que a mãe natureza legisla sem consulta prévia, quase incontornáveis.

Curral

Ao estilo eremita fazem, muitas vezes com as próprias mãos os seus refúgios, geralmente de forma circular, em terras Lusas há-os com vários nomes entre os quais Cortelhos. Certamente que não existirá ligação entre estes e o hemiciclo a não ser a sua forma geométrica. Coincidência ou não, é nele que se abrigam outros pastores, não tanto das agruras da natureza mas sim de quem querem domar ou dominar, provavelmente por medo que de quando em vez lhes possam tocar com as hastes, ou mesmo feri-los na integridade com as suas investidas.

Esses pastores sabem, não por ter escutado a natureza, mas porque são letrados e lhes foi ensinado na carteira da escola que já o Tiberius Claudius Nero Cæsar, dizia que “Um bom pastor deve tosquiar as suas ovelhas, mas não esfolá-las”.

Tosquia

Tosquia

Serão os actuais pastores, antes talhantes disfarçados, quais maus tosquiadores a quem lhes foi retirada a hipótese de apenas ficarem com a lã, pelo menos é o que aparentam.

O abrigo além de protecção dá-lhes uma possibilidade única de pensar, maquiavelicamente como retirar a última camada de pele,quando o sol abrisse e voltassem á vida campestre, é velos hoje deitados no alto da ladeira desfrutando a paisagem verdejante apreciando, lá ao fundo no caminho, as cabeças que insistem continuam a pensar ser deles, a passar nos contadores electrónicos, oferecendo ainda que involuntariamente mais um pouco da sua já seca pele. Os agora tísicos olham-nos de soslaio e recordam os tempos cada vez mais longínquos em que se alimentaram da erva do monte.

Terá o rebanho, a sabedoria e poder para os mandarem para o exílio, á semelhança do que aconteceu com o Tiberius, não para Rodes mas para o Degredo.

Histórias recentes dizem que muitos esfolados quase moribundos lutam, para que lhes retirem apenas a lã, sabendo que podem ficar somente com uma fina camada para conseguirem suportar as intempéries da vida, contudo deparam-se muitas vezes com as portas dos Cortelhos fechadas.

contador de reses

contador de reses

Os guardadores de rebanhos, como também são chamados, podem porém ter a certeza que como escrevia Alberto Caeiro pelas mãos de Fernando Pessoa;

Todo o mal do mundo vem de nos importarmos, uns com os outros,
Quer para fazer bem, quer para fazer mal.”

Apelando ao misticismo os devotos devem invocar que se opte pelo mal, mas unicamente com a finalidade de fazer o bem.

Advertisements

Posted on Outubro 28, 2011, in Teorias da Conspiração and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: