Catedral de Santa Maria

Faz hoje 69 anos que foi lançada a segunda bomba atómica. O alvo, a cidade fundada por portugueses em 1570 foi completamente arrasada pela Fat Man.

image

Nove de Agosto de 1945 é, e para sempre será uma data infame. Um símbolo de morte e destruição. Quase nada permaneceu de pé em Nagasaki. São famosas as imagens do Torii que resistiu à devastação, mas raras vezes é mencionada a solidez da alvenaria portuguesa. Numa época em que a displicência vigente ainda não fazia escola, obra lusa era sinônimo de qualidade e prestígio. Sem marca ou publicidade que lhe apregoem virtude, o nosso legado arquitetónico espelha apenas a nossa simplicidade, da pedra sobre pedra, do trabalho bem feito. Um “saber fazer” que no fundo, no fundo, existe em cada um de nós. Acredito que a fútil sofisticação do “economês” que sobre nós se abateu dará (um dia) lugar à nossa singela essência, não para construir impérios, mas para a eles resistir. É por isso que hoje vos recordo a Catedral de Santa Maria, por nós construída em Nagasaki, e que o mais poderoso engenho destrutivo que o homem lançou sobre o homem, não foi capaz de arrasar por completo.
Apesar de hoje a maioria permanecer calada, consentindo que a obscenidade da mentira e do roubo vençam, não duvido por um segundo que partindo daquilo que restar de pé, reconstruiremos algo de simples, como nós, mas grandioso de humanidade.

image

Advertisements

About Gonçalo Moura da Silva

... um homem ao Leme. "A minha alma é uma orquestra oculta; não sei que instrumentos tangem e rangem, cordas e harpas, timbales e tambores. Só me conheço como sinfonia. "

Posted on Agosto 9, 2014, in Ideias para o País and tagged , , , . Bookmark the permalink. 5 comentários.

  1. Gonçalo Moura da Silva

    Reblogged this on Azipod.

  2. Não foi fundada por Portugueses.

    • Gonçalo Moura da Silva

      Certamente que a baía de Nagasaki já era habitada antes da nossa chegada. É impossível afirmar se a aldeia piscatória ali existente em 1569 teria ou não tido o desenvolvimento que teve sem a presença Portuguesa. Contudo foi de facto a nossa presença (bem como a posterior presença europeia) que precipitou a prosperidade, que criou todo um tecido económico e social que elevaram o local ao estatuto de cidade, hoje capital da região a que deu nome. É um facto inquestionável. Facilmente comprovavel por qualquer consciência curiosa.
      Acrescento apenas que as maiores cidades do nosso país não foram fundadas por Portugueses, pelo que Nagasaki é da perspectiva da fundação, mais portuguesa que Lisboa ou Porto.
      Agradeço a leitura e o contundente comentário. Obrigado.

  3. Rui Moura da Silva

    Lamento o seco comentário de José António. O que é relevante é que não foram os Portugueses que lançaram a 1ª pedra de Nagasaki ? Terá sido a 2ª? E, se calhar, foram os nativos dos EUA ou os prussianos ou os chineses – sim, porque é preciso respeitar, sem qualquer resistência, os impérios que devemos muito humildemente servir…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: