Estável Imutabilidade

O inquilino do número 1600 da Avenida Pensilvânia está empenhado em reconstruir a grandeza americana. Após a inicial e inconsequente euforia legislativa onde decreto após decreto marcou a agenda doméstica, procurou o palco internacional. Montou o circo. De cimeira em cimeira, o mesmo é dizer de ultimato em ultimato, restabeleceu a ordem entre os aliados. A todos exigiu obediência cega e acrítica. Protecção tem um preço, como tal nenhum questionou o regresso à acção unilateral, pelo contrário, todos se apressaram em expressar apoio.

Nem mesmo os rebeldes franco-alemães usaram a reserva moral de outros tempos. No passado exigiram provas, desta feita dão o facto como adquirido, tal qual noticiado pelas televisões. Aparentemente outra coisa não poderíamos esperar do regime sírio senão a “oferta” ao ocidente da justificação perfeita para ser atacado. Ora, faz perfeito sentido, aliás a explicação é óbvia: são estúpidos! E maus, claro.

Muito embora o alvo tenha sido atingido, a operacionalidade da base visada foi retomada poucas horas após o ataque, o que não deixa de ser coerente com a incoerência do mandante, eleito por ser diferente, mandatado para fazer o de sempre – quando em apuros, bombardeia. É lema, é modelo de actuação intrínseco ao cargo. Justificações? As de sempre, bastante simples como se querem, o bem contra o mal, normalmente longínquo e mistificado porque da clarificação não reza a estória. Aos aliados trata como focas amestradas, aos rivais com perigoso despeito e aos potenciais alvos com ameaças e bombas. A grandeza faz-se de retórica de circunstancia e muita hipocrisia.


Discover more from ao Leme

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Desconhecida's avatar

About Gonçalo Moura da Silva

... um homem ao Leme. "A minha alma é uma orquestra oculta; não sei que instrumentos tangem e rangem, cordas e harpas, timbales e tambores. Só me conheço como sinfonia. "

Posted on Abril 12, 2017, in Escárnio e mal-dizer, Ideias para o Mundo, Teorias da Conspiração and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. O trump trumpou-se numa entrevista descreveu como tinha mandado 59 misseis para o Iraque. Corrigido pela jornalista lá admitiu que entre um bolo de chocolate e o sorriso do Xi Ping mandou 59 cacos para a Siria, como se o mundo já não tivesse cacos que chegassem ainda temos este monte de cacos na casa branca mas foram os americanos que o puseram lá.

  2. Rui Moura da Silva's avatar Rui Moura da Silva

    O trampa do trump é um perigo, mas a inconsistência dos “aliados” (os bombardeamentos ora são bons ora são maus…) também é notável; ou seja um mundo virou uma trampa total.

Deixe um comentário