Balanço do 25 de Abril

Passadas as comemorações do FDS prolongado de 25  de Abril, urge fazer um balanço tranquilo dos benefícios que este trouxe à nossa sociedade. Resumidamente só podemos estar gratos pela Democracia. Deu-nos a liberdade para fazer muita merda! Literalmente…

Pessoas com Deficiência

Bem fisgada!

Na Ditadura: os deficientes eram tratados como opositores ao regime e encarcerados em prisões e instituições para não darem má imagem do país.

Hoje: talvez devido a essa convivência no pré-democracia, a maioria dos nossos governos eleitos foram deficitários.

Fome

Epá… comer engorda.

Na Ditadura: os Portugueses tinham fome e mais nada.

Hoje: os Portugueses têm emprego, casa, carro, smartphones e também fome. Mas muito bem disfarçada. Aliás até se fazem programas de entretenimento a explorar os esfomeados como o Big Brother VIP.

 Emigração

Por Portugal!

Na Ditadura: entre 1958 e 1974 emigraram 1.5 Milhões de Portugueses. Dá uma média de 93 000 por mês.

Hoje: Em 2011 e 2012 emigraram 100 000 Portugueses por ano.

Polícia

Não fui eu!

Na Ditadura: os suspeitos de crime eram denunciados à PIDE e nunca mais eram vistos.

Hoje: a própria polícia apanha ladrões e violadores em flagrante delito. Os acusados aguardam julgamento em liberdade. Alguns no parlamento ou em conselhos de administração de grandes empresas.

Multidões

Penso logo existo

Na Ditadura: mais do que duas ou três pessoas eram consideradas um perigo. Palavra puxa palavra e germinariam ideias progressistas que punham em causa o regime. TOCA A DISPERSAR!

Hoje: É permitido o ajuntamento de multidões. Ouve-se falar de bola, big brother e cumer e buber. Não há perigo de surgirem ideias progressistas.

Riqueza

1 para ti 1 para mim

Na Ditadura: não se produzia riqueza suficiente. Salazar não distribuia o que não produzia.

Hoje: não se produz riqueza suficiente. A Democracia distribui a riqueza que não produz.

Liberdade

Preso em casa

Na Ditadura: pouca ou nenhuma.

Hoje: diz-se que conquistada com cravos. É mentira. Foi cravada. E agora que estamos a pagar o empréstimo está a esvair-se das nossas mãos.

Greve

Viva o livre arbítrio!

Na Ditadura: greve de estudantes abala regime.

Hoje: greve de trabalhadores paralisa país.

Sofrimento

Eu aguento!

Na Ditadura: milhões de Portugueses sofrem com de carências sócio-económicas. Toda a nação queria uma vida melhor.

Hoje: milhões de Portugueses sofriam com uma série de carências sócio-económicas. 40% dos Portugueses não querem saber e não comparecem nas urnas.

Quase 40% dos Portugueses exercem a liberdade alheando-se da política e não exercendo o seu direito de voto. A liberdade extrema do deixa andar pode vir a matar a Democracia.


Discover more from ao Leme

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Desconhecida's avatar

About Nuno Faria

Nascido em 1977, informático por formação, vegano por convicção, permacultor por transformação. Desde cedo que observo e escuto atentamente, remoo pensamento até por fim verbalizar a minha opinião e entendimento, integrando o que faz sentido do que é argumentado por quem de mim discorda. Não sei como aconteceu mas quando dei por mim escrevia sobre temas polémicos, tentando encontrar e percorrer o tão difícil caminho do meio, procurando fomentar o pensamento crítico, o livre-arbítrio e a abertura de coração e consciência. Partilho o que ressoa procurando encorajar e propagar a transmissão de informação pertinente e valores construtivos e compassivos.

Posted on Abril 29, 2013, in Ideias para o País. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe um comentário